Coimbra

Protocolo polémico entre Câmara e Associação de Futebol fica em banho-maria

Notícias de Coimbra | 2 dias atrás em 25-08-2025

A proposta de protocolo de cooperação e cedência do Estádio Sérgio Conceição entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra foi adiada para a próxima sexta-feira, 29 de agosto.

O anúncio foi feito no início da reunião do executivo camarário desta segunda-feira, 25 de agosto, pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, que explicou que a sessão seria suspensa e retomada na nova data.
“O processo não estava suficientemente documentado”, justificou o edil, sublinhando a necessidade de mais tempo para conciliar interesses e esclarecer dúvidas.

Ao NDC o autarca salientou que a decisão resulta também da preocupação em ouvir a sociedade civil: “Quando nos dizem que nós não ouvimos a sociedade, ouvimos a sociedade. Houve entidades que manifestaram preocupações e nós somos sensíveis a essas manifestações.”

PUBLICIDADE

José Manuel Silva reconheceu ainda que o debate reflete um problema estrutural do concelho: “Desde há muitos anos que Coimbra não investe no crescimento das suas instalações desportivas. Hoje temos problemas de sobrecarga em todas as estruturas camarárias.”

O edil acrescentou que é preciso “gerir equilíbrios” até que haja novas soluções, adiantando que o documento necessita de maior rigor jurídico: “É preciso aprimorar do ponto de vista jurídico também o protocolo que hoje veio à Câmara Municipal.”

No período antes da ordem do dia da sessão do executivo municipal, que decorre no Pavilhão do Clube de Futebol Santa Clara, a vereadora socialista Rosa Cruz saudou o adiamento da votação do protocolo a celebrar com a Associação de Futebol de Coimbra.

Segundo explicou, a bancada do PS iria solicitar a retirada do ponto, propondo uma reformulação do documento de forma a “assegurar a justiça e equidade para com os clubes e modalidades desportivas de Coimbra e o interesse público”.

Rosa Cruz sublinhou que, apesar de o partido reconhecer a importância da AFC, a proposta apresentada “levanta sérias preocupações”, sobretudo por prever a entrega da gestão de um estádio municipal à associação por 30 anos, “limitando o papel do Município e criando desigualdades no acesso ao equipamento”.

Recorde-se que a Secção de Râguebi da Associação Académica de Coimbra (SR AAC) manifestou esta segunda-feira, 25 de agosto, preocupação com o protocolo que a Câmara Municipal de Coimbra vai votar para a cedência da gestão do Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro, à Associação de Futebol de Coimbra (AFC).

A reunião extraordinária para deliberar sobre o protocolo está marcada para sexta-feira, às 16:00.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE