Foram momentos de verdadeiro terror os vividos esta quinta-feira, 21 de agosto, em Valverde, no concelho de Almeida, quando um grupo de bombeiros de Pinhel se viu cercado pelas chamas.
As imagens, captadas pela CMTV, mostram os operacionais a recuar de forma desesperada, largando a mangueira e fugindo do fogo que avançava a grande velocidade, impulsionado pelo vento.
O autotanque da corporação de Pinhel, praticamente novo, acabou destruído pelas chamas. No meio da retirada, um bombeiro de 1.ª categoria, motorista do veículo, ficou gravemente ferido, com queimaduras em várias partes do corpo.
PUBLICIDADE
Segundo a Câmara Municipal de Pinhel, o bombeiro foi assistido no local, estabilizado e depois transportado de helicóptero do INEM para a Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
“Manifestamos a nossa preocupação com o estado de saúde deste soldado da paz que, no cumprimento da sua missão, colocou em risco a sua própria vida”, escreveu a autarquia nas redes sociais.
Face ao sucedido, a câmara anunciou ainda o cancelamento das atividades previstas para esta quinta-feira, no âmbito das Festas da Cidade.
O incêndio, que começou na quarta-feira em Figueira de Castelo Rodrigo, alastrou depois aos concelhos de Almeida e Pinhel, consumindo áreas de mato de difícil acesso no vale do rio Côa.
Às 16:00 desta quinta-feira, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o fogo estava a ser combatido por 166 operacionais, apoiados por 37 viaturas e sete meios aéreos.
PUBLICIDADE