Extra
Nem imagina! Se adicionar isto ao gelo vai fazer com que as bebidas fiquem frescas muito mais rápido

Imagem: depositphotos.com
Está na praia, o calor aperta e as bebidas ainda estão longe de estarem frescas. A solução pode estar num truque simples: adicionar sal ao gelo. Em poucos minutos, as garrafas ficam bem mais frias. Mas o que explica esta “magia”?
A resposta está num fenómeno químico conhecido como efeito crioscópico. Quando se adiciona um soluto não volátil, como o sal, à água, o ponto de congelação desta diminui. Ou seja, em vez de congelar a 0°C, a mistura passa a congelar a temperaturas mais baixas — podendo atingir -6°C com 10% de sal e até -16°C com 20%, pode ler-se no Super Interessante.
Ao reduzir o ponto de congelação, o sal dificulta a formação de cristais de gelo, fazendo com que este derreta mais depressa. Esse processo, que é endotérmico, absorve calor do ambiente — neste caso, das próprias bebidas. Assim, quanto mais o gelo derrete, mais calor é retirado das garrafas, acelerando o seu arrefecimento.
PUBLICIDADE
O resultado é um ambiente mais frio, capaz de resfriar bebidas em muito menos tempo do que apenas com gelo comum. Em condições ideais, uma garrafa de cerveja, por exemplo, pode atingir a temperatura ideal de consumo (entre 2°C e 4°C) em apenas 5 a 10 minutos.
Da próxima vez que o gelo parecer insuficiente, já sabe: um punhado de sal pode fazer toda a diferença na hora de matar a sede.
PUBLICIDADE