Primeira Página
8 anos depois, o incêndio volta a destruir a vida de Vasco em Oliveira do Hospital: “3 dias antes tinha feito isto tudo novo”

O incêndio que começou no dia 13 de agosto no Piódão, em Arganil, e se alastrou a mais seis concelhos, devastou a vida de Vasco Coimbra.
O pastor, de 40 anos, perdeu completamente o abrigo dos animais em Vila Pouca da Beira (Oliveira do Hospital), apenas conseguiu salvar os animais.
“Em 2017 fiquei sem nada. Agora, oito anos depois, tornei a ficar sem nada”, relata Vasco, visivelmente emocionado. Três dias antes deste incêndio, tinha feito isto tudo novo… as placas, tudo novo, para os meus animais”, explicou, referindo-se ao abrigo que estava a reconstruir.
PUBLICIDADE
Apesar da devastação, Vasco conseguiu proteger os 70 animais que tem, incluindo ovelhas e cães. “Foi difícil… mas consegui salvar os animais graças à ajuda de outras pessoas. Só algumas galinhas não conseguiram escapar”, contou.
Desde 2010, Vasco vive na sua terra como pastor, dedicando-se a esta profissão com paixão. Mas este ano, a situação revelou-se ainda mais dramática: “Metia-me mais medo do que em 2017. Este ano foi mais complicado, mais longo… senti medo e impotência”, disse.
Agora, com a solidariedade de vizinhos e amigos, Vasco tenta reconstruir a sua vida e o abrigo para os animais. “Não há pasto, não há nada… sem a ajuda destas pessoas não seria capaz de dar de comer aos animais. Sou muito grato a todos que me estão a apoiar”, afirmou.
O Notícias de Coimbra acompanhou a reconstrução e registou imagens que mostram a destruição total, mas também a força de quem não se deixa vencer.
PUBLICIDADE