O jurista Francisco Lopes é o candidato do Chega à presidência da Câmara da Mealhada e promete priorizar os interesses dos munícipes com a defesa da segurança e ordem pública, bem como com a valorização da identidade.
“Esta é a primeira vez que me candidato a um cargo político. Decidi candidatar-me por convicção de que a Mealhada merece uma liderança que coloque os interesses dos munícipes como prioridade, defendendo a segurança, a ordem pública e a valorização da nossa identidade”, destacou.
Em declarações à agência Lusa, Francisco Lopes explicou que o combate rigoroso à burocracia excessiva, a defesa da propriedade privada e dos direitos dos munícipes, a promoção de uma gestão transparente e rigorosa dos recursos públicos e os valores tradicionais e culturais são princípios fundamentais que guiam a sua candidatura.
PUBLICIDADE
“É essencial garantir um concelho seguro, onde a família, o empreendedorismo e o respeito pela lei sejam prioridade”, acrescentou.
De acordo com o candidato de 47 anos, as suas grandes bandeiras para a Mealhada estão “alinhadas com o partido Chega” e passam por reforçar a segurança pública local com medidas eficazes contra a criminalidade, para além de garantir rigor na gestão financeira da autarquia, eliminando desperdícios e centralizando investimentos em áreas prioritárias.
Pretende ainda proteger a floresta com políticas concretas de prevenção de incêndios e defesa do meio ambiente e estimular o desenvolvimento económico com apoio claro ao empreendedorismo e às pequenas e médias empresas locais “geradoras de emprego digno”.
Francisco Lopes promete também dar especial atenção ao ensino, privilegiando o mérito tendo em conta as diferentes necessidades.
“Quero valorizar as quatro maravilhas do concelho da Mealhada que são o pão regional, os vinhos da Bairrada, a Água do Luso e o Leitão Assado da Bairrada, por forma a potenciar o turismo, o orgulho mealhadense e o desenvolvimento económico sustentável”, concluiu.
Além de Francisco Lopes, pelo Chega, concorrem à Câmara da Mealhada o atual presidente António Jorge Franco, pelo Movimento Independente Mais e Melhor; Guilherme Duarte, pelo PS; e Nelson Fernandes, pelo PSD.
António Jorge Franco foi eleito presidente da Câmara Municipal da Mealhada em 2021, pelo Movimento Independente Mais e Melhor com 37,82% dos votos, enquanto o PS arrecadou 29,54%, a Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada 19,20%, a CDU 4,27%, o BE 3,10% e o Chega 1,58%.
O executivo da Câmara da Mealhada é formado por três eleitos do Movimento Independente Mais e Melhor, três do PS e um da Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada.
As eleições autárquicas estão agendadas para dia 12 de outubro.
PUBLICIDADE