Vamos

Mais de 190 mil foram ao bacalhau!

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 horas atrás em 20-08-2025

Imagem: Facebook

 O Festival do Bacalhau, realizado no fim de semana no Jardim Oudinot, teve uma afluência de mais de 190 mil visitantes ao longo dos cinco dias do evento, revelou hoje a Câmara de Ílhavo.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, de acordo com os dados até agora apurados, o número total de refeições servidas aponta para mais de 23 mil refeições, valor da edição anterior. 

O Festival do Bacalhau é considerado o maior evento do Município de Ílhavo, tendo envolvido na edição deste ano cerca de 100 colaboradores da Câmara Municipal e 600 voluntários.

PUBLICIDADE

O Pavilhão Âncora, que acolheu 15 showcookings e uma mostra de artesanato com 30 artesãos e nove associações, recebeu 35196 visitantes. 

O Navio-Museu Santo André, nos dias do Festival, teve 5176 visitantes e o espaço infantil “Forte das Brincadeiras” contou com a participação de 1350 crianças nas oficinas. A “Corrida Mais Louca da Ria” registou um recorde de 27 embarcações.

“O evento reforçou o compromisso com a acessibilidade e inclusão, sendo que os concertos e showcookings tiveram interpretação em língua gestual portuguesa e foram criadas plataformas elevadas para pessoas com mobilidade condicionada”, descreve a nota de imprensa.

O Festival do Bacalhau recebeu a distinção de “ecoevento”, atribuída pela empresa de tratamento de resíduos urbanos ERSUC, pelas práticas no recinto, que incluíram a recolha seletiva de resíduos, como biorresíduos, óleo alimentar usado e rolhas de cortiça, pela utilização de copos e toalhetes reutilizáveis, a disponibilização de beatões, bem como a utilização de produtos de limpeza provenientes de economia circular a partir de óleo alimentar usado.

“Ao longo dos últimos anos, o Município tem apostado na melhoria das infraestruturas, tanto para proporcionar uma melhor experiência aos visitantes, como para criar melhores condições de trabalho para todos os envolvidos na organização do festival e preparação de refeições”, salienta a nota. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE