O regresso às aulas pode ser um dos momentos mais desafiantes para o orçamento familiar, no entanto, com um pouco de planeamento e algumas estratégias simples, é possível aliviar o impacto dessas despesas na sua carteira.
A primeira dica é reutilizar o material escolar do ano anterior. Segundo o site Doutor Finanças, antes de fazer qualquer compra, é importante reunir todo o material escolar que sobrou do ano anterior e fazer um inventário. Mochilas, estojos, lancheiras, canetas, lápis e até cadernos com folhas por usar podem ser reaproveitados.
É também fundamental definir um orçamento máximo para o regresso às aulas, que deve incluir material escolar, roupa e calçado. Estabelecer um valor claro permitirá que controle os gastos, evitando surpresas e ajudando a resistir a compras impulsivas.
PUBLICIDADE
Outras das dicas é estar atento a promoções ou campanhas de desconto, comparar os preços para poder escolher os melhores produtos e até mesmo comprar artigos em segunda mão.
Se os seus filhos estão a estudar em estabelecimentos de ensino público ou com contrato de associação, podem beneficiar de manuais escolares gratuitos. Estes manuais podem ser novos ou reutilizados, o que representa uma significativa poupança.
Além disso, algumas autarquias e agrupamentos escolares oferecem programas de apoio para a compra de materiais adicionais, como cadernos de atividades, que podem ser reembolsados ou comparticipados.
PUBLICIDADE