Portugal

Uma onda de fogo vem aí

Notícias de Coimbra | 7 horas atrás em 20-08-2025

As temperaturas máximas vão voltar a subir em várias regiões do país a partir de quinta-feira, 21 de agosto, sobretudo no interior, onde algumas localidades poderão registar valores iguais ou superiores a 35 ºC.

O céu deverá apresentar-se pouco nublado, ainda que possa ocorrer nevoeiro matinal em algumas zonas costeiras, e o vento soprará de noroeste com intensidade moderada a forte. A descida da humidade relativa fará aumentar novamente o risco de incêndios.

Na sexta-feira, 22 de agosto, a incerteza da previsão será maior, uma vez que o estado do tempo dependerá da evolução do furacão Erin no Atlântico e da sua interação com o anticiclone dos Açores. Ainda assim, o cenário mais provável aponta para uma subida acentuada das temperaturas no interior Centro e Sul, com máximas que poderão chegar aos 36 ºC, em especial nos distritos de Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja.

PUBLICIDADE

O Algarve, sobretudo a região do Sotavento, deverá igualmente registar temperaturas na ordem dos 35 ºC, enquanto o litoral continental permanecerá mais fresco, com valores entre 20 ºC e 25 ºC, embora sob influência de nortada moderada, avança o Meteored.

No sábado, 23 de agosto, o calor deverá intensificar-se ainda mais, sendo provavelmente o dia mais quente da semana, sobretudo a sul do rio Tejo, onde poderão observar-se anomalias térmicas de até 11 ºC acima do normal para a época. Apesar disso, o calor será menos extremo do que o registado na primeira quinzena de agosto. No litoral, o tempo manter-se-á mais ameno e seco, mas as noites tenderão a ser progressivamente mais quentes.

No domingo, 24 de agosto, prevê-se uma descida generalizada das temperaturas, resultado da alternância de massas de ar provocada pela trajetória do furacão Erin e pela interação com o anticiclone dos Açores.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE