O vereador da Câmara de Montemor-o-Velho Décio Matias vai candidatar-se, como independente, à presidência da autarquia, soube NDC.
Eleito pelo PS em 2021, o autarca vai ter como opositores, entre outros, os vereadores José Veríssimo (socialista) e Maria João Sobreiro (PSD).A par de Montemor-o-Velho, os aspirantes do PS estão a braços com dissidências em Soure, Condeixa-a-Nova e Vila Nova de Poiares, municípios em que os candidatos socialistas são, respectivamente, João Gouveia, António José Figueiredo e Lara Henriques.Em Penela, cuja Câmara só em 2021 foi conquistada pelo PS, Eduardo Santos poderá ser penalizado pela migração de Maria Marmé (independente, presidente da Junta da União de Freguesias penelense) da órbita socialista para a social-democrata.
Em Montemor, Soure, Condeixa e Poiares, os presidentes de Câmara cessantes estão impedidos de se recandidatar devido a limitação do número de mandatos (três) consecutivos.
PUBLICIDADE
“É com humildade e com grande sentido de responsabilidade que assumo a candidatura, encabeçando o movimento ‘Somos Independentes por Montemor-o-Velho’ (SIM)”, declarou Décio Matias a Notícias de Coimbra.
O SIM também concorre à Assembleia Municipal e às assembleias das freguesias de Arazede,
Carapinheira, Liceia e Montemor/Gatões.”O que propomos é um novo caminho (…), com uma nova abordagem, em que as vozes de todos são ouvidas e respeitadas para a construção de uma comunidade
mais justa, transparente e inclusiva”, concluiu o autarca.Décio Matias, jurista, foi presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal (nos quadriénios compreendidos entre 2005 e 2013) e chefiou o gabinete do líder do Município, Emílio Torrão, por ocasião do seu primeiro mandato.
PUBLICIDADE