Política
Presidente impedido de ser reeleito está na lista de uma coligação para a UF de Souselas e Botão

Imagem: DR
Impedido de voltar a liderar a autarquia de Souselas e Botão no próximo quadriénio, Rui Soares figura em terceiro lugar na lista para a UF patrocinada por “Juntos Somos Coimbra”, apurou NDC.
O autarca está impedido de se recandidatar à presidência da Junta da União de Freguesias por ter cumprido três mandatos consecutivos.
Mauro Oliveira, genro de um ex-vereador do PS, é o candidato da coligação “Juntos Somos Coimbra” à liderança da sobredita UF.
PUBLICIDADE
O topógrafo, 43 anos de idade, é descrito pela coligação, em cujo seio avulta o PSD, como possuidor de “uma vida inteira ligada à freguesia”, apesar de ter trabalhado durante 14 anos em “projectos de engenharia em Angola”.
De 2021 a 2023, o topógrafo foi técnico no Balcão Único do Prédio (BUPi) em Coimbra e, segundo a coligação, “ajudava directamente quem mais precisava – com terreno, com informação, com tempo”.
A permanência de Rui Soares na lista – opção a que não será alheio José Manuel Silva, presidente cessante da Câmara Municipal de Coimbra e candidato à recondução – poderá significar a sua manutenção no órgão executivo (Junta) ou a inclusão na Assembleia da UF.
Rui Soares (independente) ingressou na liderança da Junta em 2013, por ocasião da agregação das freguesias de Souselas e Botão; em 2017, sem embargo de se manter independente, foi reeleito com o apoio do movimento “Somos Coimbra”, de José Manuel Silva, e em 2021 com o patrocínio da coligação “Juntos Somos Coimbra”.
PUBLICIDADE