Coimbra

O Gato que guarda a Toca em Coimbra há 95 anos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 19-08-2025

Imagem: Toca do Gato/ Facebook

Em pleno coração de Coimbra, a Toca do Gato mantém viva uma tradição centenária de tabernas e casas de pasto, com história documentada desde 17 de junho de 1930, data de emissão do alvará que lhe concedeu autorização para servir vinho.

Este documento histórico refletia a obrigatoriedade legal da época para abrir portas ao público.

O nome Toca do Gato deve-se à escultura que adorna a entrada, mas o estabelecimento também ficou conhecido como O Baixinho, numa referência bem-humorada a um dos antigos proprietários, o Sr. Borges, cuja estatura elevada contrastava com a alcunha, explica o Comércio com História.

PUBLICIDADE

Para além do valor histórico, a taberna é uma referência social e gastronómica da cidade. Sempre serviu petiscos feitos na hora, ideais para acompanhar o pão, como sandes de omeleta, bacalhau frito, bifanas, moelas, orelha fumada à casa, fígado e petinga. Hoje, o cardápio também inclui refeições completas, destacando-se o Tentáculo à Casa e o Frango à Moda Antiga, pratos que perpetuam a tradição da cozinha portuguesa.

Mais do que um local para comer, a Toca do Gato é um ponto de encontro que preserva a história, o sabor e o espírito convivial das antigas tabernas de Coimbra, continuando a atrair moradores e visitantes à procura de boa comida e boas histórias.

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE