Coimbra

Mudança de local afeta movimento na tradicional Feira das Cebolas

Notícias de Coimbra | 29 minutos atrás em 19-08-2025

A 38.ª edição da Feira das Cebolas teve início no sábado, 16 de agosto, no Terreiro da Erva, em Coimbra, e os primeiros dias já registam uma afluência de público inferior à esperada.

Rui Lopes, presidente do grupo dos Camponeses de Vila Nova de Cernache, explicou que, embora a gastronomia e os pratos típicos estejam garantidos, as vendas sofreram quedas significativas: “No sábado e no domingo tivemos quebras de 40 a 50%.”.

A situação é reforçada por António, um vendedor de cebolas entrançadas presente na feira: “Houve pouca divulgação e a mudança de espaço afetou a presença de visitantes”.

PUBLICIDADE

Apesar do menor movimento, a feira mantém a sua tradição e qualidade. Os visitantes podem degustar pratos típicos portugueses, como moelas, punheta de bacalhau e pratos à base de cebola, confeccionados no próprio dia como atum com cebolada, grão-de-bico e tentáculos de pota com salsa.

Os preços praticados variam entre 3 e 9 euros por refeição.

A logística da tasquinha conta com a colaboração de 40 pessoas, muitas delas reformadas ou de férias, que ajudam no preparo das refeições desde as 14:30 até à meia-noite ou 1:00 da manhã. “Temos também amigas que nos ajudam, principalmente no último dia da feira”, acrescenta Rui Lopes.

A feira também inclui a atuação de ranchos folclóricos e a venda de produtos artesanais, reforçando o caráter cultural do evento.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE