Região

Chamas engolem Oliveira do Hospital. Moradores e bombeiros correm pela vida

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 18-08-2025

O incêndio que assolou Oliveira do Hospital nos últimos dias deixou imagens de destruição e cenas de pura resistência por parte da população local e dos operacionais.

Em relatos divulgados nas redes sociais, moradores partilharam momentos de medo e impotência diante do avanço das chamas no dia 15 de agosto.

“Vale a pena ver (até ao fim), nem que seja para consciencializar autoridades e pessoas, a impotência da população e dos meios perante as chamas”, escreveu um morador, descrevendo a gravidade da situação.

PUBLICIDADE

Segundo o mesmo relato: “As pessoas refugiaram-se dentro das suas casas com as chamas a passarem por cima das mesmas” e que, mesmo com o apoio dos bombeiros de Oliveira do Hospital, muitos tiveram de correr para salvar as próprias vidas. “As pequenas mangueiras e os nossos ‘abafadores’ feitos de giestas e cedros de pouco nos valeram”, acrescentou.

Após a passagem do fogo, os moradores destacaram a união e a resiliência da comunidade: “Depois do farrusco passar, salvou-se o que se conseguiu… Exaustos, vivos e unidos”.

Os relatos destacam não apenas a intensidade do incêndio, mas também a dedicação e coragem de quem tentou proteger vidas e bens materiais, mesmo com recursos limitados.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE