O incêndio de grandes proporções que continua a lavrar descontrolado na região da Pampilhosa da Serra está a preocupar os moradores de Malhada do Rei. As chamas, intensificadas pelo vento forte, aproximam-se perigosamente da localidade.
O fumo denso e negro é visível a grande distância e a situação está a gerar forte apreensão na população local, que teme uma mudança na direção do vento que possa empurrar o fogo diretamente para a aldeia.
“Estamos muito preocupados. Se o vento mudar, o fogo chega à aldeia”, relatou Diogo, residente de Malhada do Rei. “Há moradores e amigos a ajudar, os bombeiros estão no terreno, há meios aéreos a atuar, mas continua a ser uma grande preocupação”, acrescentou.
PUBLICIDADE
Outro morador, também visivelmente alarmado, reforçou a gravidade da situação: “Se o fogo passar esta estrada, só o conseguimos parar mesmo já junto à aldeia. Toda esta encosta é mato e pinhal. Está a arder com muita intensidade e parece descontrolado”.
Várias localidades da região, como Meãs e Unhais o Velho, já foram atingidas pelas chamas. Os bombeiros, apoiados por meios aéreos, continuam os esforços para travar o avanço do fogo, que lavra com grande violência.
Até ao momento, não há registo de vítimas, mas várias famílias abandonaram preventivamente as suas casas.
PUBLICIDADE