O Notícias de Coimbra está em Pardieiros, uma das aldeias da freguesia de Benfeita, no concelho de Arganil, que também não escapou ao grande incêndio que assolou a região. À medida que se percorre a aldeia, tudo à volta surge cinzento, marcado pelo fogo.
Os moradores recordam o terror vivido. Alda Maria, residente da localidade, relata que “foi um inferno até passar. Foram horas de muita aflição. […] Tudo trabalhou. Pessoas que até vieram de fora, de Arganil. Sem mãos a medir. Com mangueiras, com baldes, com tudo que pudessem”.
“O diabo andou à solta”, diz a residente.
PUBLICIDADE
A aflição foi intensa e não deu descanso. “Ninguém dormiu. O meu marido fartou-se de trabalhar em cima de uma casa, senão ardia mesmo”, relata.
Apesar do terror, os moradores destacam o esforço e a solidariedade dos bombeiros: “Eu só queria fazer um agradecimento. Quero agradecer aos sapadores de Coimbra e aos bombeiros de Tábua e a todos os bombeiros que trabalharam”.
Apesar do cenário devastador, os habitantes mantêm a força e a união: a colaboração entre moradores e bombeiros foi decisiva para minimizar perdas maiores e proteger vidas.
PUBLICIDADE