Empreendedorismo

Workshop de inovação têxtil no FabLab Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-12-2016

O FabLab Coimbra realiza nos dias 7 e 14 de dezembro, em parceria com o Volume Atelier, um workshop intitulado de “Colorama” que visa a produção de peças têxteis únicas, mágicas, interativas e programáveis sob orientação de Ana Rita de Albuquerque, designer de moda, artista têxtil e maker de renome internacional.

PUBLICIDADE

fablab

Este workshop distingue-se através de uma iniciativa que tem sido um dos focos de trabalho da artista têxtil Ana Rita de Albuquerque, na fusão de técnicas ancestrais de construção têxtil com tecnologia de computação física e interatividade wearable.

PUBLICIDADE

Para a artista AnaRita de Albuquerque, “entre a feltragem pré-histórica e um microcontrolador traça-se uma evolução não linear que resulta em peças sempre únicas dotadas de sensores e impulsos que nascem do seu interior. Criando este workshop para construir uma ponte mais segura entre quem trabalha o têxtil e quem gosta de dar vida às coisas através da computação física, estes são dois universos complementares que ainda estão à procura de formas, métodos e referências de modo a coabitarem de forma equilibrada, relevante e valorizadora. O desafio é e será sempre criar algo em que a estética, a técnica e a tecnologia se encontrem em partes iguais.”

O workshop terá lugar nas instalações do FabLab Coimbra, entre as 10h00 e as 18h00, tendo já as inscrições fechadas e adesão total para uma experiência que traz inovação têxtil à região. No primeiro dia os participantes terão a possibilidade de criar a sua própria peça têxtil por via das técnicas de feltragem, sendo que no segundo dia a peça ganhará vida através da computação física e programação da tecnologia arduino.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais informações sobre o workshop em www.novotecna.pt/fablab

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE