Rotem Tene (Israel Premier Tech Academy) venceu a etapa 86ª Volta a Portugal Continente que terminou em Santarém, naquela que foi a única tirada que até hoje deu a vitória a um corredor que integrava uma fuga, naquela que foi a quarta vitória da equipa dirigida por Ruben Plaza e a primeira da carreira do jovem israelita de 24 anos.
A tirada, que teve início em Ferreira do Zêzere, a localidade número 218 em partidas e chegadas da Volta desde 1927, ficou marcada pela desistência de Iuri Leitão (Caja Rural/Seguros RGA), o líder da Classificação por Pontos, camisola laranja Galp, que ocorreu a 53 quilómetros da linha da meta, local onde o médico da equipa justificou que o corredor “apresentava um estado febril e algumas dores do corpo”.
O principal beneficiado do abandono do corredor de Viana do Castelo foi German Nicolas Tivani (Aviludo/Louletano/ Loulé) que com os pontos conseguidos nas Metas Volantes, já quer integrava a fuga do dia e da chegada, onde foi segundo, é o novo portador da camisola laranja Galp, e pode repetir o feito do ano passado quando ganhou a Classificação por Pontos.
PUBLICIDADE
O outro ganhador do dia foi Hugo Nunes (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), que já é o virtual “Rei da Montanha, camisola azul Paredes Rota dos Móveis, já que os 20 pontos que tem de vantagem sobre Tivani, permitem não necessitar de pontuar amanhã no Alto de Montejunto.
Vinte e um corredores entraram na escapada do dia, com o melhor da geral a mais de 10 minutos de Artem Nych, o que não trazia grandes problemas para a Anicolor/Tien 21, que deixou o trabalho a outras equipas com interesse na vitória na etapa.
A etapa jogou-se entre os homens da fuga, onde as metas Volantes e as contagens do Prémio da Montanha foram determinantes para o empenho das várias equipas representadas na escapada. Na passagem pelo Cartaxo, a 13,3 quilómetros da chegada, a escapada pareceu condenada com caiu abaixo de um minuto, mas o desentendimento na cabeça do pelotão, levou a que a mesma tivesse sucesso.
O grupo da frente chegou compacto ao último quilómetro e numa ligeira curva a subir a 200 metros da meta, foi jogada a cartada final por Rotem Tene. O corredor da Israel entro na curva à frente e numa mais perdeu essa posição ganhando com grande autoridade.
Na Geral Individual nada se alterou e amanhã no Alto de Montejunto no concelho do Cadaval, jogam-se “todas as cartas” antes do contrarrelógio final de Lisboa, com vista aos lugares de honra da “Portuguesa”.
PUBLICIDADE