Região
“Assustador”: Moradores da Pampilhosa da Serra prepararam-se durante a noite para deixar aldeia

O incêndio que começou em Arganil atingiu, durante a madrugada, a aldeia de Camba, na Pampilhosa da Serra, colocando moradores em alerta.
José, residente em Camba, descreveu a noite como “terrível” e sem dormir. “Toda a gente tentou resguardar-se, engatando mangueiras nas bocas de incêndio e mantendo a casa preparada, caso o fogo chegasse”, afirmou.
PUBLICIDADE
Segundo o morador, os bombeiros têm estado presentes em grande número, e meios aéreos têm feito descargas de água, incluindo helicópteros e aviões que abastecem em barragens próximas.
A GNR enviou recomendações às 5:00 para que os moradores mantivessem atenção, fechassem janelas e estivessem preparados para uma eventual evacuação, sem que fosse solicitado sair imediatamente de casa.
Durante a madrugada, a ausência de vento ajudou a manter as linhas de fogo relativamente estabilizadas, mas nas últimas horas a intensidade do vento aumentou, tornando a situação mais crítica. “Vimos as chamas muito perto de casa. Foi assustador”, relatou José.
No momento, a aldeia de Camba continua a enfrentar fumo intenso e a mobilização de meios terrestres e aéreos para tentar controlar o avanço do fogo.
PUBLICIDADE