Polícias

Militar da GNR morre à espera do INEM

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 51 minutos atrás em 14-08-2025

Um militar da GNR de 47 anos, cabo com 24 anos de serviço, morreu na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, em Castelo de Vide.

PUBLICIDADE

publicidade

A vítima foi encontrada inanimada pela mulher na garagem de casa e assistida pelos bombeiros locais. No entanto, não havia Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) disponível, que estava parada por falta de médico, impedindo um socorro mais especializado, escreve a SIC Notícias.

PUBLICIDADE

A VMER de Portalegre esteve inoperacional entre 8:00 e 16:00, segundo confirmou Miguel Lopes, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo àquele órgão de comunicação. Esta situação decorre de questões laborais, incluindo indisponibilidade de profissionais, licenças de maternidade e férias, e faz parte de um problema recorrente que já se tinha manifestado em outras ocorrências graves.

De acordo com o INEM, o CODU recebeu o alerta às 9:09. Os bombeiros chegaram sete minutos depois e iniciaram manobras de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, sem sucesso. A vítima foi transportada ao Hospital de Portalegre, chegando às 9:49, mas o óbito foi declarado no local.

O INEM lamentou o desfecho e expressou condolências à família, reforçando que os meios mais diferenciados de emergência médica não estavam disponíveis no momento crítico. Este caso destaca a repetição de falhas graves no serviço da VMER, herdadas da administração anterior, incluindo uma ocorrência em janeiro de 2022 que terminou com a morte de um recém-nascido.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE