Primeira Página

Fogo descontrolado em Arganil obriga à retirada de habitantes de 6 aldeias

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 minutos atrás em 13-08-2025

Imagem: António Ferreira / Facebook

O concelho de Arganil enfrenta uma situação crítica esta quarta-feira, 13 de agosto, com várias aldeias a serem evacuadas devido a um incêndio em curso, que afeta sobretudo as freguesias de Piódão e Pomares.

PUBLICIDADE

publicidade

O fogo, com várias frentes ativas e elevada complexidade, tem sido agravado pelo vento intenso na região, colocando em risco vidas humanas e propriedades.

PUBLICIDADE

Segundo fonte da GNR, para além das três aldeias inicialmente evacuadas agora há mais três: Porto Silvado, Chãs d’Égua, Foz d’Égua, Fajoeira, Sobral Gordo e Sobral Magro. Todas as estradas municipais da zona estão cortadas, adiantou.

O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Arganil encontra-se ativo, assegurando uma coordenação eficaz entre bombeiros, forças de segurança e serviços de saúde. Os cidadãos são apelados a seguir rigorosamente as orientações das autoridades e a manterem-se informados através dos canais oficiais.

O incêndio continua a evoluir rapidamente, e a situação nas próximas horas poderá agravar-se, pelo que a colaboração e a atenção da população são fundamentais para minimizar riscos e danos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE