A ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã – iniciou, em fevereiro de 2024, a construção de um novo Lar Residencial, financiado pelo programa PARES 3.0, com capacidade para acolher 30 utentes.
Este investimento representa um marco importante na qualificação da resposta social da instituição, reforçando o compromisso com a dignidade e o bem-estar das Pessoas com Deficiência e Incapacidade.
PUBLICIDADE
O novo equipamento permitirá a transição dos 24 residentes do atual Lar Residencial Familiar e a criação de 6 novos lugares, estando a sua conclusão prevista para fevereiro de 2026. O edifício será composto por 16 quartos (4 individuais, 10 duplos e 2 triplos), distribuídos por dois andares, oferecendo melhores condições de conforto, acessibilidade e funcionalidade.
Paralelamente, a requalificação do Lar de Apoio – Casa das Cores encontra-se na fase final, representando mais um avanço significativo na melhoria das condições físicas e funcionais deste espaço de acolhimento.
A gestão simultânea destes dois projetos exigiu um elevado esforço e mobilização de recursos, num ano particularmente difícil e desafiante. Ainda assim, a ARCIL manteve estas iniciativas como prioridade, demonstrando que o inconformismo continua a ser um valor âncora e motor de inovação e diferenciação.
Apelo à Comunidade
A concretização destes projetos só é possível com o envolvimento de todos. A ARCIL convida a comunidade a continuar a apoiar a sua missão, seja através do voluntariado, do associativismo, da divulgação, de parcerias ou de donativos. Cada gesto conta e faz a diferença na construção de uma sociedade mais inclusiva.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE