Os ovos são alimentos básicos e nutritivos, mas, por vezes, podem apresentar manchas vermelhas na gema que despertam dúvidas e preocupações nos consumidores.
Segundo a Egg Farmers of Canada, entidade que promove o consumo de ovos naquele país, cerca de 1% dos ovos disponíveis no mercado exibem estas pequenas manchas.
PUBLICIDADE
As manchas avermelhadas surgem geralmente quando um vaso sanguíneo se rompe no corpo da galinha ou nos ovários durante a formação do ovo. Embora sejam consideradas um defeito pelos produtores, especialistas asseguram que se trata de um fenómeno natural e não indicativo de risco à saúde. Manchas brancas também podem aparecer, mas são igualmente inofensivas.
Na maioria das vezes, os ovos com essas manchas são retirados, porém algumas vezes as manchas são tão pequenas que passam despercebidas. A boa notícia é que esses ovos são seguros para consumo, desde que sejam cozidos adequadamente. Especialistas alertam, entretanto, que ovos crus ou mal cozidos com essas manchas podem representar risco de intoxicação por salmonela.
Portanto, ao encontrar ovos com pequenas manchas vermelhas na gema, não há motivo para alarmes, mas é importante garantir que estejam bem cozidos antes do consumo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE