Saúde

O que a beterraba pode fazer (de bom) ao seu corpo (nem imagina…)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 11-08-2025

Sabia que a beterraba pode ajudar, literalmente, a envelhecer melhor? Além de dar um toque corado ao sorriso, o seu sumo faz mais do que manchar os dentes: ele reformula o ecossistema bacteriano da boca e contribui para baixar a pressão arterial em adultos mais velhos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

De acordo com um estudo recente divulgado pelo Tech Explorist, investigadores da Universidade de Exeter administraram sumo concentrado de beterraba a dois grupos etários — jovens com menos de 30 anos e adultos com mais de 60. O foco foi analisar como o nitrato presente na beterraba influencia o microbioma oral, conjunto de bactérias essenciais para transformar o nitrato em óxido nítrico, uma molécula que relaxa os vasos sanguíneos e promove a circulação saudável.

PUBLICIDADE

Após duas semanas de consumo diário do “shot” de beterraba, os participantes mais velhos apresentaram uma redução significativa da bactéria Prevotella, associada à inflamação, e um aumento da Neisseria, ligada a benefícios cardiovasculares. Além disso, verificou-se uma queda mensurável da tensão arterial nesse grupo, efeito que não foi observado nos mais jovens.

O estudo, publicado na Free Radical Biology and Medicine, sugere que as mudanças no microbioma oral relacionadas com a idade explicam por que os idosos se beneficiam mais de dietas ricas em nitratos. “As pessoas mais velhas produzem naturalmente menos óxido nítrico”, explica a professora Anni Vanhatalo. “Aproveitar o poder do nitrato através da alimentação pode mudar o jogo.”

Se a beterraba não é a sua preferida, há boas notícias: espinafres, aipo e couve também são excelentes fontes naturais de nitratos.

Com 75 participantes e o apoio da indústria do BBSRC, este é o estudo mais extenso do género até hoje. Os investigadores pretendem agora aprofundar como fatores como sexo, estilo de vida e diversidade alimentar influenciam a resposta ao nitrato e como isso pode ajudar a prevenir o declínio cardiovascular com a idade.

Por isso, da próxima vez que beber sumo de beterraba, lembre-se: pode estar a reconectar o seu microbioma e a cuidar do seu coração.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE