Vamos

Mercadinhos da Margem Esquerda regressam com cozinha solar

Notícias de Coimbra | 6 horas atrás em 08-08-2025

Imagem: Pedro Rosendo

Iniciativa do UC Exploratório com a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, o Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra e a Coimbra mais Futuro, os Mercadinhos da Margem Esquerda regressam este domingo, dia 10 de agosto, à alameda do UC Exploratório, com entrada livre, entre as 10:00 e as 18:00.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A edição de agosto terá, além dos habituais produtores locais, demonstração de cozinha solar com vários tipos de fornos apresentados por dois especialistas.

PUBLICIDADE

Os Mercadinhos da Margem Esquerda realizam-se no segundo domingo de cada mês, pelo que, em agosto, o encontro está marcado para domingo, dia 10, na alameda do UC Exploratório, com entrada livre, das 10:00 às 18:00. Este é um evento destinado a todos os públicos, onde se pode encontrar uma grande variedade de produtos alimentares, comprar diretamente a quem os produz e conhecer mais sobre o que se consome, contribuindo para o envolvimento do público com a ciência de maneira prática e significativa.

Nesta edição de agosto, o público terá a oportunidade de conhecer diferentes fornos solares com apresentações e demonstrações dos especialistas Celestino Ruivo do Algarve e Juan Bello da Corunha, Galiza que darão a provar o produto da sua cozinha solar. 

Os visitantes terão novamente a possibilidade de participar em oficinas com Filipa Ramos, desta vez dedicadas às Trufas de frutos secos, um ótimo snack para a praia, de base vegetal, isento de açúcares refinados e lacticínios. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição no próprio dia e limitada às vagas disponíveis.

O Mercadinho da Margem Esquerda volta a contar com a participação de artistas plásticos a trabalhar ao vivo nas suas obras que estarão também à venda.

Nas dezenas de bancas instaladas ao longo da alameda do UC Exploratório, todos vão poder encontrar frutas e produtos hortícolas frescos da época, de pequena agricultura familiar ou de agricultura responsável, microvegetais, cogumelos produzidos em serradura de carvalho no Fungi Lab do UC Exploratório, sal da Figueira da Foz, flores, pão de massa mãe, mel, diferentes produtos regionais, gelados artesanais, entre outros produtos e algumas novidades, como o pastel de feira brasileiro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE