Extra

Como tornar a vida dos nossos patudos mais sustentável e económica

Notícias de Coimbra | 7 horas atrás em 08-08-2025

Imagem: depositphotos.com

Ter um animal de estimação é sinónimo de amor, companhia, momentos inesquecíveis e, acima de tudo, grandes aprendizagens. Mas cuidar de um cão ou de um gato pode também implicar e alguns custos elevados.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Para assinalar o mês em que se celebram os dias do Gato (8 de agosto) e do Cão (26 de agosto), a Wallapop, plataforma de compra e venda de produtos em segunda mão, mostra como é possível cuidar dos nossos patudos de forma mais consciente, sustentável e acessível. Ao reutilizar, reaproveitar e comprar em segunda mão, conseguimos reduzir o desperdício e poupar dinheiro, tudo sem comprometer o conforto e bem-estar dos nossos fiéis companheiros.

PUBLICIDADE

Brinquedos com história: Seja uma bola, uma galinha de borracha, um rato de peluche ou mesmo uma cana com penas, podemos encontrar uma série de brinquedos para os nossos patudos que podem ter uma segunda vida. Ao optar por comprar este tipo de “mimos” em segunda mão, estamos a continuar a história de um objeto que já fez feliz outro animal, evitando a produção de plástico novo e embalagens, e fazendo uma escolha mais económica.

Camas, casotas e transportadoras com muitas sestas e viagens pela frente: Uma cama ou uma casota pode ser facilmente lavada e reutilizada, tornando-se o refúgio ideal para uma sesta ou sono de beleza (sim eles também os fazem!). O mesmo aplica-se a transportadoras, essenciais para as visitas ao veterinário ou escapadinhas em família. Reaproveitar este tipo de produtos é saber que o que outrora trouxe conforto e calma a um patudo, traz agora o mesmo sentimento ao nosso melhor amigo.

Coleiras, trelas e assessórios – diz não à fast fashion animal: Nos primeiros meses, os nossos animais de estimação estão em constante crescimento. Seja em tamanho ou comportamento, no início da sua vida, cães e gatos, tal como as crianças, crescem e os acessórios que vamos adquirindo vão deixando de servir. Comprar e vender online este tipo de produtos em segunda mão, sejam eles trelas, coleiras ou até mesmo roupa, é uma escolha mais amiga do ambiente e mais económica.

Arranhadores e mobiliário para gatos – quem arranha uma vez pode arranhar duas ou três: Uma mudança de casa ou o crescimento dos nossos gatos podem implicar precisar de um novo arranhador ou mobília para o nosso gato. Por outro lado, pode significar que está na altura de nos desfazermos de um que já não satisfaça as necessidades e energia do nosso felino=. Vender e comprar em segunda mão um arranhador está a proporcionar uma vida mais feliz a um novo gato e a diminuir a despesa, quando precisamos de material “novo”.

Uma segunda vida à alimentação: Taças, comedouros automáticos e dispensadores de água são ótimos exemplos de produtos que podem ser adquiridos em segunda mão. Além da poupança, está a prolongar a vida útil de objetos que têm um papel fundamental na rotina dos nossos patudos.

Cuidar de um animal de estimação não tem de significar consumo excessivo. Ao comprar produtos em segunda mão, evitamos a produção de novos materiais, o uso de embalagens descartáveis e a pegada de transporte associada ao retalho. Para além disso, ao vender o que já não usamos, estamos a prolongar o ciclo de vida de objetos em perfeitas condições, enquanto podemos estender conforto e felicidade a mais do que um patudo. Por outro lado, estaremos a reduzir o investimento necessário em produtos “novos”.

Com uma panóplia de artigos para animais disponíveis, com a Wallapop podemos refletir sobre formas de consumo mais responsáveis e económicas, cuidando não só dos nossos animais, mas também do planeta.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE