A EXPOFACIC recebeu esta quinta-feira, 7 de agosto, a visita de autarcas dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), num momento de confraternização, cooperação e desejo de futuro.
A visita institucional decorreu com paragem no stand da CIM, onde se brindou ao crescimento da região e ao espírito de união entre os concelhos. O presidente da CIM, Emílio Torrão, fez as honras da casa com um gesto simbólico: abriu o champanhe para brindar ao futuro.
PUBLICIDADE
Durante a visita, o Notícias de Coimbra falou com vários autarcas para conhecer os desejos que têm para os seus concelhos.
De Penela, Eduardo dos Santos, veio o desejo claro “que o concelho continue a crescer e a desenvolver-se como tem feito até agora”. Da Lousã, Luís Antunes não hesitou: “O melhor”. Em Soure, Mário Nunes: “Os gostos da Lousã”.
Em Vila Nova de Poiares, João Henriques refere o “melhor para as pessoas e concelho”. Já de Montemor-o-Velho, ouviu-se: “O mesmo nível de progresso que teve até agora e que possamos voltar a ter mais população. É uma velha ambição.”
Em Góis, Rui Sampaio refere “progresso, desenvolvimento, e saúde para todos os munícipes.” Para a Figueira da Foz, o vereador Manuel Domingues foi deixada uma mensagem clara e atual: “Que seja um verão em segurança, com qualidade. Que as pessoas levem uma boa lembrança e que voltem.”
A anfitriã e presidente da Câmara de Cantanhede, que recebeu a comitiva, destacou a importância deste momento de coesão regional: “É um enorme gosto ter aqui este conjunto de presidentes e vereadores, que funcionam como uma equipa. Trabalhamos em parceria para que a Região de Coimbra seja uma referência em crescimento constante, com um desenvolvimento acima da média.”
Também o transporte público foi motivo de conversa. O SIT “chega a todo lado, chega a horas, e permite que as pessoas se divirtam mais, porque usam transporte público com segurança”, sublinhou Emílio Torrão.
A visita terminou com uma fotografia oficial e prossegue com um jantar informal na zona das Tasquinhas da EXPOFACIC, onde se continua a celebrar o espírito de cooperação regional.
PUBLICIDADE