Coimbra
A fé passa de geração: jovens revivem Festas de Nossa Senhora da Nazaré em Ribeira de Frades

O lugar de Ribeira de Frades, em Coimbra, está em festa durante sete dias.
Os dois primeiros dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré têm lugar a 8 e 9 de agosto (sexta-feira e sábado) com muita música e animação no Largo do Rossio. Dexys e Alex G (sexta-feira) e Sertanejinho e DJ Duarte (sábado) são os primeiros convidados de uma festa que prossegue entre os dias 12 e 16 de agosto.
PUBLICIDADE
Neste período, Toy (13 de agosto), Ivo Lucas (14 de agosto) e David Antunes (15 de agosto) são os cabeças de cartaz da iniciativa promovida por uma comissão de festas constituída na globalidade por jovens entre os 20 e os 30 anos.
“Queremos fazer um pouco diferente, de forma a valorizar a nossa terra: Ribeira de Frades”, afirmou, ao Notícias de Coimbra, o presidente Pedro Carvalho.
As festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré já foram consideradas o segundo maior evento do concelho, depois das Festas da Rainha Santa. Para tal, este ano a aposta deste grupo de jovens passa pela presença de alguns nomes conhecidos do panorama musical nacional.
Essa escolha, referiu o responsável, levou a que orçamento ronde os 90 mil euros. A compra do bilhete geral (15 euros) tem sido bastante positiva, permitindo desta forma “ter algum fundo de maneio” para os gastos principais da festa.
Mas, de acordo com Pedro Carvalho, fundamental foi o facto de desde o mês de agosto do ano passado que têm estado a organizar eventos que são outra das fontes de receita desta festa.
Quanto aos espetáculos, as entradas vão desde os 2 euros a 5 euros. Para além dos concertos, dispõem de um conjunto de espaços que vão desde o bar da festa aos gelados artesanais e até farturas.

Para além da animação, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré são também conhecidas pelos diversos momentos religiosos.
Um dos pontos altos tem lugar no feriado nacional de 15 de agosto, dia em que se realiza a procissão do Círio. O cortejo consiste no levantamento da bandeira com a imagem na Igreja de Santa Cruz até à Igreja Matriz de Ribeira de Frades.
Pelo caminho, é possível ver colchas nas janelas, cavalos e cavaleiros, pessoas de bicicleta, moto, trator ou a cavalo. A Filarmónica União Taveirense entra no desfile no Rossio dos Casais, indo até ao centro da vila de Taveiro para depois voltar para a igreja principal de Ribeira de Frades.
Durante a tarde, tem lugar uma missa solene seguida de procissão. Ao final do dia, a imagem regressa à Igreja de Santa Cruz.

PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.