A poucos quilómetros do centro de Penela, entre campos férteis e colinas suaves, encontra-se um dos mais impressionantes testemunhos da presença romana em solo português: a Villa Romana do Rabaçal.
Esta antiga propriedade agrícola, datada do século 4, é hoje um espaço-museu que preserva a memória de uma época em que o campo era sinónimo de inovação, nobreza e produtividade.
PUBLICIDADE
Com uma área superior a 100 hectares, a villa situava-se estrategicamente ao longo da via romana que ligava Olissipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga), servindo como centro de produção agrícola e artesanal. A propriedade incluía uma área residencial (pars urbana), um balneário privado, alojamentos para os trabalhadores (pars rustica) e estruturas dedicadas à produção (pars frutuaria), explica o Guia dos 114 Locais Únicos da Região de Coimbra.
Aberto ao público durante todo o ano, o Espaço-Museu da Villa Romana do Rabaçal permite aos visitantes mergulhar na vida quotidiana de uma família nobre romana, compreendendo o engenho arquitetónico e o papel económico da região na Antiguidade. A visita ao sítio arqueológico requer marcação prévia, sendo recomendada como ponto obrigatório para os amantes da história e do património rural.
A poucos quilómetros da emblemática Villa Romana do Rabaçal, cujo legado agrícola e artesanal remonta ao século IV, encontra-se hoje um ponto de encontro entre história, natureza e gastronomia local: o Restaurante D Sesnando.
Com uma classificação sólida de 4,0 em 5 no TripAdvisor, este restaurante destaca-se como excelente opção para completar a visita ao sítio arqueológico com uma experiência culinária memorável.
Para prolongar a estadia, destaca-se nas proximidades a Casa BelaVista Penela – Charming Guest House. Esta casa de hóspedes exclusiva para adultos conquistou uma avaliação “soberba”, com uma avaliação de 9,3/10 no Booking.
PUBLICIDADE