Saúde

ULS de Coimbra focada na saúde mental contrata 13 psicólogos para os centros de saúde 

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 06-08-2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra acaba de reforçar significativamente a sua capacidade de resposta na área da saúde mental comunitária, com a contratação de 13 novos psicólogos para os centros de saúde das suas seis Comunidades de Saúde. Esta medida integra-se na estratégia da ULS de Coimbra de proximidade, acessibilidade e integração dos cuidados, colocando a saúde mental como prioridade transversal ao sistema.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Os novos profissionais irão reforçar as Equipas Comunitárias de Saúde Mental, contribuindo para a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento continuado e reabilitação psicossocial dos utentes com transtornos mentais”, explica Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, acrescentando que “estas equipas, multidisciplinares por natureza, integram psiquiatras, psicólogos, enfermeiros de saúde mental e assistentes sociais, e atuam em estreita articulação com
os cuidados de saúde primários e os serviços sociais locais”.

PUBLICIDADE

Este reforço permitirá aumentar a capacidade de resposta no terreno, reduzir deslocações desnecessárias a hospitais, e oferecer uma intervenção personalizada e contínua na comunidade e, sempre que necessário, ao domicílio.

Entre os principais impactos esperados destacam-se: a melhoria do acesso a cuidados de saúde mental; a redução da necessidade de internamentos hospitalares; a promoção da recuperação e reintegração social dos doentes; a diminuição de crises agudas de saúde mental através do acompanhamento preventivo; o aumento da satisfação dos utentes e suas famílias, pela proximidade e pela qualidade da resposta integrada.

“Esta contratação representa um investimento estratégico no bem-estar psicológico da população e um passo decisivo para a consolidação de uma resposta moderna, descentralizada e centrada na pessoa, alinhada com os princípios da reforma da saúde mental em Portugal e com as orientações da Organização Mundial da Saúde”, destaca Alexandre Lourenço.

Mariana Moura Ramos, Diretora do Serviço de Psicologia Clínica da ULS de Coimbra, considera que “o reforço de psicólogos do Serviço de Psicologia Clínica da ULS de Coimbra representa um passo fundamental para a acessibilidade e consolidação dos cuidados psicológicos ao longo de todo o ciclo de vida”. Para a especialista, “a contratação destes profissionais irá otimizar a articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados Hospitalares da ULS de Coimbra, promovendo uma abordagem mais integrada e eficaz na área da saúde mental. Por outro, permitirá a concretização de um dos papéis centrais da psicologia – a promoção da saúde e a prevenção da doença através da integração dos psicólogos em projetos específicos dirigidos a grupos populacionais com necessidades diferenciadas”.

“Na saúde mental os recursos humanos são o mais importante, mas nem sempre o suprimento dessa necessidade tem tido uma estratégia coerente e organizada com todos os técnicos de saúde mental envolvidos, dos diferentes grupos profissionais. Esse é um aspeto diferenciador no reforço que agora se concretiza, em articulação plena com o Serviço de Psicologia da ULS de Coimbra”, destaca Tiago Santos, Diretor do Departamento de Saúde Mental da ULS de Coimbra. O responsável acrescenta ainda que “na saúde mental, pela natureza dos seus problemas e necessidades, não podemos esperar que o SNS disponha de todos os recursos necessários, mas devemos exigir que lidere na articulação e no apoio às diferentes comunidades onde que o Departamento de Saúde Mental atua, nomeadamente as asseguradas por autarquias e IPSS. É com este espírito que estes profissionais, através das equipas de saúde comunitárias, exercerão a sua atividade. Esta é, também, uma componente basilar da reforma dos cuidados de saúde mental em curso, liderada pela Coordenação Nacional das Políticas de Saúde
Mental do Ministério da Saúde”, conclui.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE