Um estudo realizado junto de mais de 4.000 jovens em toda a Europa revela uma geração com consciência digital, motivada a reduzir o tempo que passam nos ecrãs dos seus dispositivos móveis e à procura de mais atividades offline.
Em Portugal, o estudo “Smartphones da Geração Z e Alpha”, de 2025, encomendado pela Vodafone à GWI, destaca os seguintes resultados: 77% dos jovens entre os 11 e os 17 anos querem reduzir o tempo de ecrã, com este número a subir para 98% entre os jovens de 16-17 anos. 94% querem ferramentas que os ajudem a desligar-se e a descobrir atividades locais. 86% acreditam que ter mais atividades na vida real os ajudaria a usar os telemóveis de forma mais saudável. 81% dizem que momentos reais passados com amigos e família lhes trazem mais felicidade do que a interação com conteúdos online.
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Apesar de terem crescido num ambiente digital, os adolescentes de hoje reconhecem a necessidade de uma relação mais equilibrada com os telemóveis e o regresso a experiências mais próximas do mundo real, como aquelas que as gerações dos seus pais vivenciaram.
Para ajudar à redescoberta da magia dos verões fora dos ecrãs, a Vodafone lança a campanha ’18 Antes dos 18′ e propõe uma lista de atividades a experimentar antes da idade adulta. Com o objetivo de inspirar os jovens portugueses a viverem aventuras sem ecrãs, a lista inclui atividades como dormir sob as estrelas ou andar de bicicleta sem destino definido.
Este conjunto de atividades foi cocriado pelo Conselho de Juventude da Vodafone, um fórum pan-europeu de jovens entre os 11 e os 17 anos, e apoiado por um estudo com mais de 756 adolescentes e pais portugueses, realizado pela Censuswide.
A lista ’18 Antes dos 18′ inclui:
- Bater à porta de um amigo e perguntar se quer sair
- Jogar jogos de tabuleiro ou cartas com amigos e família
- Passar um dia inteiro offline
- Ir pescar com amigos ou família
- Dormir sob as estrelas
- Andar de bicicleta durante horas sem destino definido
- Visitar os avós, ouvir as suas histórias
- Fazer jogos com regras inventadas
- Ver o nascer do sol
- Escrever e enviar uma carta ou postal
- Andar de patins pelo bairro
- Construir um forte com paus, cobertores ou cartão
- Desenhar ou rabiscar durante horas
- Ir à praia
- Construir um castelo de areia
- Colher frutos silvestres
- Subir a uma árvore
- Experimentar nadar em rios
As atividades foram inspiradas nas experiências que muitos adolescentes dizem ter perdido e nas memórias de verão mais queridas dos seus pais – os Millennials (29-44) e a Geração X (45-60).
Os principais insights deste inquérito incluem: 90% dos pais portugueses preocupam-se que as crianças de hoje estejam a perder experiências que ajudaram a moldar o seu próprio caráter.
As principais memórias de infância dos pais portugueses incluem bater à porta de um amigo para perguntar se quer brincar (55%), jogar jogos de tabuleiro ou cartas com amigos e família (54%), e passar dias inteiros offline (53%).
“Na Vodafone, também é nossa responsabilidade ir além da conectividade e apoiar o bem-estar digital: por isso demos à campanha de Natal o mote ‘Experimenta viver mais’, e debatemos no podcast ‘Digitalmente’ o uso consciente da tecnologia. Os adolescentes dizem-nos que não querem estar colados aos telemóveis e que precisam de mais experiências na ‘vida real’. E uma boa oportunidade para isso são os festivais de verão, como o Vodafone Paredes de Coura, ou as atividades disponíveis com descontos no Vodafone Happy, como momentos em família em parques temáticos, livros ou experiências gastronómicas”, afirma Leonor Dias, diretora de Marca da Vodafone.
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