Política

Universidade de Verão do PSD com Marques Mendes, Maria Luís Albuquerque e Carlos Moedas

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 horas atrás em 04-08-2025

Imagem: Facebook

O candidato presidencial Luís Marques Mendes, a comissária europeia Maria Luís Albuquerque e os dois cabeças de lista do PSD a Lisboa e Porto nas autárquicas vão participar na Universidade de Verão do partido, foi hoje divulgado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Em comunicado, o PSD refere que a tradicional Universidade de Verão do partido vai realizar-se entre 25 e 31 de agosto em Castelo de Vide, distrito de Portalegre, e o discurso de encerramento será feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PUBLICIDADE

Ao longo de sete dias, “cem jovens selecionados vão receber formação sobre política nacional, europeia e internacional, da economia à energia, da reforma do Estado à educação e cultura”, salienta o PSD.

Entre os convidados, está o candidato presidencial Luís Marques Mendes, que irá intervir num jantar-conferência em 28 de agosto, assim como a comissária europeia com a pasta dos Serviços Financeiros e União da Poupança e dos Investimentos, Maria Luís Albuquerque, que irá dar uma conferência sobre o tema “A nossa Europa comum”.

Tanto Luís Marques Mendes como Maria Luís Albuquerque já tinham participado na última edição da Universidade de Verão do PSD, em 2024.

A pouco mais de um mês antes das eleições autárquicas, a Universidade de Verão vai também ser palco para intervenções dos candidatos do PSD às duas maiores cidades do país: Lisboa e Porto.

Carlos Moedas, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa e recandidato ao cargo, vai discursar logo no primeiro dia da universidade, enquanto Pedro Duarte, candidato à câmara do Porto, irá dar uma palestra sobre os “desafios da inteligência artificial”.

A universidade vai também contar com intervenções de vários governantes, designadamente os ministros Adjunto e para a Reforma do Estado, Gonçalo Matias, dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Fora estas personalidades ligadas ao PSD, a Universidade de Verão vai também ter entre os convidados o atual professor universitário e ex-ministro do PS Nuno Severiano Teixeira, que vai participar numa palestra com Paulo Rangel sobre “Um mundo com mais radicalismos”, e de personalidades como o neuropediatra Tiago Proença dos Santos ou o especialista em sondagens Alexandre Picoto.

Esta vai ser a 21.ª edição da Universidade de Verão do PSD, uma iniciativa que começou em 2003, sempre em Castelo de Vide, e que só foi interrompida em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19.

No comunicado, o diretor da Universidade de Verão, Carlos Coelho, considera que “a aposta estratégica do PSD na formação de quadros tem dado frutos com uma geração de novos quadros com elevado potencial e vontade de intervir”.

A Universidade de Verão é uma iniciativa conjunta do PSD, Juventude Social Democrata (JSD) a delegação do partido no Parlamento Europeu e o Instituto Francisco Sá Carneiro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE