A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai acionar no próximo domingo, dia 3 de agosto, a partir das 10h00, e expectavelmente até quarta-feira, dia 6 de agosto, o Plano Municipal de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o tempo quente.
Face às previsões do IPMA da subida acentuada dos valores das temperaturas nos próximos dias, que irá originar o aviso laranja para o distrito de Coimbra, a autarquia irá acionar entre os dias 3 e 6 de agosto, de domingo a quarta-feira, o Plano Municipal de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o tempo quente.
PUBLICIDADE
O Plano Municipal de Contingência perante o tempo quente é ativado quando se registam “valores diários de temperatura máxima, que se apresentem iguais ou superiores a 35ºC durante seis dias consecutivos”. No entanto, perante o potencial de Coimbra poder vir a atingir os 40ºC já no domingo, dia 3, e devido ao provável prolongamento para os dias seguintes, a CM de Coimbra decidiu acionar o Plano.
O objetivo do Plano, elaborado em estreita articulação pela DASo e pelo SMPC, passa por “descrever a estrutura e a coordenação de ações de resposta, de âmbito municipal, a gestão operativa, bem como a forma de mobilização e ativação dos recursos existentes de apoio social à população em situação de sem-abrigo, face à ocorrência de períodos de tempo frio e de tempo quente”.
Estão ainda envolvidos no Plano, o Departamento de Ação e Habitação Social, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários (BV) de Coimbra e os BV de Brasfemes, o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e as Equipas de Rua, os Centros de Abrigo e as restantes entidades que integram o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C). Uma vez que a população abrangente do programa se encontra predominantemente na zona urbana da cidade, também as Juntas de Freguesia de Santo António dos Olivais, a União de Freguesias de Coimbra, a União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas estão envolvidas no Plano.
Consulte aqui o Programa de Ação de Contingência para sem-abrigo perante vagas de calor.Conheça as recomendações da Direção-Geral da Saúde sobre os cuidados a ter durante as vagas de calor: https://www.dgs.pt/saude-ambiental-calor/recomendacoes.aspx
PUBLICIDADE