Coimbra

Motorista evita desgraça! Pneu rebenta e camião galga separador na A1 em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 20 horas atrás em 01-08-2025

Um acidente que poderia ter sido uma tragédia ocorreu na tarde desta sexta-feira, 1 de agosto, na Autoestrada A1, ao quilómetro 194, quando um camião de mercadorias galgou o separador central após o rebentamento de um pneu, em Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A viatura pesada, que circulava no sentido Sul-Norte, atravessou para o lado oposto da via e só parou graças a um morro de terra, evitando o embate com outros veículos que poderiam estar a circular no sentido contrário.

PUBLICIDADE

Em declarações ao Notícias de Coimbra, no local do acidente, o subchefe de 1ª classe Pedro Carvalho, dos Sapadores Bombeiros de Coimbra, explicou que se tratou “de uma viatura pesada, que circulava no sentido Sul-Norte, e que rebentou um pneu, galgou o separador central e atravessou as faixas da rodagem no sentido Norte-Sul. Podemos dizer que foi sorte, pois se apanha alguma viatura que vem de cima, podia-se tirar aqui uma catástrofe.”

Pedro Carvalho confirmou que o rebentamento do pneu foi a causa direta da perda de controlo: “Ele perdeu o controle do camião. E galgou, passou o separador central e veio parar neste morro. Ainda galgou o morro, mas depois a viatura recuou novamente para a autoestrada.”

O camião transportava materiais de isolamento, como lã de vidro, mas não estava completamente carregado. O condutor, um homem entre os 50 e 60 anos, sofreu ferimentos ligeiros, com queixas na zona cervical e lombar.

“Possivelmente, foi a experiência do condutor que ajudou a evitar o pior”, acrescentou o subchefe.

No local estiveram mobilizados oito elementos dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, quatro dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes e três agentes da GNR.

O trânsito foi imediatamente condicionado, sendo reduzido a uma faixa de rodagem em ambos os sentidos. “A faixa da esquerda está a ser usada em ambos os sentidos, porque a zona onde o camião passou está totalmente cortada”, explicou ainda.

Este acidente ocorre poucas horas após outro sinistro na mesma autoestrada, ao quilómetro 196, aumentando a preocupação com a segurança naquele troço da A1.

A vítima foi entretanto transportada para os Hospitais da Universidade de Coimbra. As autoridades continuam no local a normalizar a situação e a garantir a segurança dos restantes automobilistas.

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE