Primeira Página

VÍDEO: SIT Região de Coimbra já anda… mas a velocidade cruzeiro!

António Alves | 1 hora atrás em 01-08-2025

O novo Sistema Intermunicipal de Transportes (SIT) Região de Coimbra está a funcionar desde sexta-feira, 1 de agosto.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A nova forma de mobilidade na Região de Coimbra está a funcionar desde as primeiras horas de 1 de agosto. Os novos veículos a circular, de acordo com a empresa responsável, tem como objetivo o “reforço significativo na cobertura, frequência e qualidade dos serviços prestados”.

PUBLICIDADE

No primeiro dia do serviço, os utentes mostraram o seu descontentamento relativamente à falta de informação nas paragens, bem como a sua sinalização nos locais onde é possível entrar nas viaturas.

Falta de placas sinalizadoras (nalguns casos onde esteve a reportagem do Notícias de Coimbra), ainda estão colocadas indicações de anteriores empresas que estiveram ao serviço, bem como ainda estão expostos horários da Transdev.

Carregue na foto e veja alguns dos veículos usados pela SIT Região de Coimbra

Rosa Branco viajou logo de manhã de Figueira de Lorvão (Penacova) para Coimbra. A qualidade das viaturas é do agrado, pois anteriormente eram “autocarros velhos e, nalguns casos, chegava mesmo a chover no seu interior”.

Quanto ao serviço, esta utente referiu que a hora indicada para fazer a viagem de regresso não foi cumprida pela empresa, bem como queixou-se do facto de não haver informações nas paragens sobre as linhas que ali passam.

Veja o Direto NDC com Rosa Branco

No interior das viaturas, é apenas possível usar o passe mensal ou adquirir o bilhete respetivo para a viagem que é pretendida. O pagamento, para já, terá de ser feito apenas com dinheiro vivo.

Uma das novidades do primeiro dia de operação diz respeito ao facto dos utentes que ainda não tivessem tido oportunidade de trocar o passe poderiam adquirir o bilhete na entrada da viatura, guardar esses bilhetes e quando forem “tirar” o passe o valor dos bilhetes será retirada da verba final a pagar.

Veja o Direto NDC com as “queixas” dos utentes

Ao todo, serão colocados em circulação 240 autocarros, cobrindo cerca de 270 linhas e garantindo ligações regulares entre zonas urbanas, rurais e periféricas.

A BusWay é a empresa operadora de transportes em autocarro que em 2023 venceu também o concurso de transportes rodoviários da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, onde iniciou operações no verão desse ano.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE