Crimes

Focos de incêndios fustigam zona da catástrofe de 2017

Rui Avelar | 17 horas atrás em 28-07-2025

O território do interior do distrito de Leiria onde ocorreu um catastrófico fogo florestal, em 2017, tem sido fustigado, nos últimos dias, por pequenos focos de incêndios, apurou  NDC.

PUBLICIDADE

publicidade

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Centro, com o apoio da GNR de Castanheira de Pera e do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições do Centro Litoral, acaba de deter um homem, 22 anos de idade, fortemente indiciado pela prática de dois crimes de incêndio rural.

PUBLICIDADE

O indivíduo vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial a arguido detido e aplicação de medidas de coacção, cujo alcance vai de termo de identidade e residência a prisão preventiva.

O primeiro incêndio ocorreu pelo meio-dia de anteontem (sábado, 26), tendo sido prontamente combatido pelos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande. O segundo ocorreu à mesma hora de domingo (27), havendo sido debelado pela mesma corporação e pela congénere de Castanheira de Pera.

Em ambos os casos, o suspeito utilizou chama directa, recorrendo a isqueiro e dirigindo a sua acção criminosa para uma mancha florestal de grandes dimensões, constituída por acácias, eucaliptos e pinheiros, indicou a PJ.

Um antigo autarca daquela sub-região disse a NDC que aquela zona tem sido alvo de muitos pequenos incêndios, os quais deflagraram junto a vias de comunicação.

Segundo a mesma fonte, a GNR, através do SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, vem desenvolvendo “trabalho relevante”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE