A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai deliberar, na reunião do Executivo do, dia 28 de julho, a alteração do ponto horário e o prolongamento da Linha Vermelha do sistema Ecovia, operada pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), com o objetivo de melhorar a resposta às necessidades dos utilizadores e aumentar a cobertura da rede de transporte público.
PUBLICIDADE
Segundo a informação dos serviços municipais, a paragem terminal e o ponto de horário da linha vai passar dos Jardins da Casa do Sal para a Estação Coimbra B (rua do Padrão), reduzindo os tempos de espera dos passageiros que utilizam a ligação ferroviária. O percurso vai ser ainda prolongado até ao Hospital da Luz, via Circular Externa, criando-se uma nova paragem na Estrada Principal da Corrente.
A Linha Vermelha, que liga atualmente a Casa do Sal aos Hospitais da Universidade de Coimbra com paragens intermédias em Coimbra B, Hospital Pediátrico, CHUC (Av. Bissaya Barreto) e IPO, apresenta uma procura crescente: só no primeiro trimestre de 2025, transportou 5.503 passageiros, um aumento de 84% face ao mesmo período de 2024 (que já tinha crescido 77% face a 2023). Quase 80% das validações ocorrem nos períodos de ponta (07h00-09h00 e 16h00-19h00), refletindo a forte utilização por trabalhadores das unidades de saúde, refere a informação técnica dos serviços municipais.
Com as alterações, vai ser também ajustado o tempo de percurso entre Coimbra B e o CHUC, especialmente no horário de maior afluência (07h45-09h00), e revistos os horários diários para garantir maior fiabilidade. A linha vai manter as frequências atuais – 15 minutos nos períodos de ponta e 30 minutos nas restantes horas (exceto em agosto, quando opera com duas circulações por sentido).
Apesar de a paragem do IPO registar menor procura (apenas seis passageiros no primeiro trimestre), o percurso continuará a servi-la, como forma de garantir alternativas ao automóvel e reduzir o estacionamento abusivo e os constrangimentos rodoviários na área envolvente.
A proposta inclui ainda a realização de uma campanha de divulgação do serviço, uma vez que desde janeiro é possível utilizar as linhas Ecovia com qualquer título dos SMTUC, aumentando a atratividade para trabalhadores e utentes das áreas servidas.
PUBLICIDADE