Educação

“Crianças em Ação” da Casa da Esquina vai chegar a escolas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 17 minutos atrás em 26-07-2025

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai votar, na reunião do Executivo de segunda-feira, 28 de julho, a continuidade do apoio ao projeto “Crianças em Ação”, dinamizado pela Casa da Esquina – Associação Cultural, com a atribuição de 15 mil euros. O programa, direcionado a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa formar públicos para o cinema, estimulando a sensibilidade artística e o contacto com o universo cinematográfico. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Criado em 2021/2022 como projeto piloto, “Crianças em Ação” foi crescendo progressivamente e, no ano letivo 2024/2025, chegou a 281 alunos de escolas como Montes Claros, Solum-Sul, Almas de Freire, Fala, S. Martinho do Bispo, Brasfemes, Santa Apolónia, Poeta Manuel da Silva Gaio, São Silvestre, Quinta das Flores e Areeiro.

PUBLICIDADE

No ano letivo 2025/2026, o projeto vai alargar-se a todos os agrupamentos de escolas do concelho, deixando de se restringir aos agrupamentos associados ao Plano Nacional de Cinema (Coimbra Oeste, Coimbra Centro e Martim de Freitas). O programa passará a envolver 13 turmas de 3.º ano, com duas turmas por agrupamento, exceto o Agrupamento de Coimbra Oeste, que terá três turmas por ser o que regista maior número de alunos nesse nível de ensino.

O apoio financeiro municipal, enquadrado no Programa de Apoio a Atividades Educativas Inovadoras, permitirá à Casa da Esquina implementar oficinas e atividades de formação cinematográfica em contexto escolar, promovendo a fruição artística e cultural junto das crianças e contribuindo para a educação para a cultura desde cedo.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE