Até 24 de julho o centro da vila de Condeixa transforma-se no coração das festas de Santa Cristina, acolhendo milhares de visitantes com um programa de entrada livre.
Com vinte artistas distribuídos por dois palcos, 40 expositores e oito tasquinhas, o evento promove o que de melhor se faz no concelho.
PUBLICIDADE
Entre os expositores destaca-se Filomena Oliveira, mentora da marca Mena Artes, que há 28 anos se dedica ao artesanato, sendo que nos últimos seis transformou essa paixão em negócio.
O lema é claro: “Artesanato com alma e cor. Peças únicas feitas à mão com dedicação.” E basta olhar para a banca para perceber que cada criação conta uma história. Mais do que peças decorativas ou utilitárias, o trabalho de Filomena é uma homenagem à reutilização criativa de materiais que, de outra forma, teriam como destino o lixo.
“Grande parte das peças são feitas com frascos de vidro, rolos de cozinha, telhas partidas ou garrafas que os cafés me vão guardando”, explica Filomena. As suas mãos transformam o banal em belo: um simples rolo de papel pode dar lugar a um suporte para fios ou pulseiras; uma garrafa de aguardente pode renascer como uma peça decorativa pintada à mão – e até reutilizável.
A paixão pelo artesanato começou num curso da Santa Casa da Misericórdia, onde aprendeu a trabalhar com idosos em atividades manuais. “Era apenas um hobby, mas fui aprofundando e hoje é também uma fonte de rendimento. Faço o que gosto e junto o útil ao agradável”, partilha.
Quem quiser conhecer ou encomendar peças pode fazê-lo através da página de Facebook Mena Artes, onde também estão disponíveis contactos para pedidos personalizados – seja para lembranças de casamento, batizados ou chás de bebé.
A animação musical arrancou esta sexta-feira, com atuações no palco principal de Nena às 22:30, Easy Loop à meia-noite e DJ Pedro Braga pelas 02:00.
Esta noite, o palco principal recebe Ivandro às 22:30, a banda #The 80’s à meia-noite e DJ Rob Duartez às 02:00. No mesmo dia, no palco Tasquinhas, atuam os Low Kost à meia-noite.
O domingo é dedicado ao fado, com Sara Correia a subir ao palco principal às 22:30 e Sara Ribeiro à meia-noite. Nas tasquinhas, Tó Miau e Amigos animam o público também à meia-noite.
Na segunda-feira, é a vez de Plutónio atuar às 22:30, seguido de Sede Bandida à meia-noite, no palco principal. O palco Tasquinhas recebe Ruy Sylva and Friends à mesma hora.
Na terça-feira, o espetáculo continua com a banda Para Sempre Marco às 22:30 e Dexys à meia-noite, no palco principal, enquanto o Duo Onda Musical atua no palco Tasquinhas, também à meia-noite.
Na quarta-feira, véspera de feriado, sobem ao palco principal Soraia Cardoso às 22:30 e Ruizinho de Penacova à meia-noite. O certame encerra a programação musical do dia com Dream On, no palco Tasquinhas, à meia-noite.
Na quinta-feira, dia 24 de julho, não se realizam concertos. Nesse dia, pelas 18:00, sai da Igreja Paroquial de Condeixa a procissão em honra de Santa Cristina, momento tradicional e simbólico das festividades.
No âmbito das festividades, realiza-se também, no sábado, a 43.ª edição do Festival de Folclore Nacional do Grupo Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Condeixa, com início às 19:30.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE