Intervenção permitiu requalificar espaço histórico da cidade de Coimbra.
Local de inspiração dos poetas José Régio, António Nobre e Eugénio de Castro, o Penedo da Meditação constitui um mirante, cuja panorâmica permite uma vista sobre o vale rasgado pela Ribeira de Coselhas.
PUBLICIDADE
Nos últimos anos, o espaço esteve abandonado devido à falta de utilização. A dificuldade de acesso
a pessoas com mobilidade condicionada, os acessos abusivos de automóvel e a frequência de pessoas “menos favoráveis” foram alguns dos motivos para que o Penedo da Meditação perdesse a alegria de outros tempos.
Mas um desafio da Comissão Diocesana Justiça e Paz e da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais para ali criar aqui um espaço “Laudato Si” de homenagem ao Papa Francisco levaram o município de Coimbra a “arregaçar as mangas” e a dar início a obras de requalificação deste miradouro.
Carregue nas imagens e conheça o espaço histórico da cidade








A primeira fase de intervenção passou pela limpeza do local e preparação do espaço para colocar a oliveira que foi transplantada do horto municipal.
Nesta ação, os responsáveis da autarquia decidiram instalar naquele local um gradeamento provisório no miradouro para, dessa forma, evitar acidentes graves já que a altura do muro é bastante elevada.
Na entrevista ao Notícias de Coimbra, o diretor municipal Santos Costa e o arquiteto João Martins explicam a intervenção já realizada e o que está previsto requalificar naquele espaço.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.