Saúde

Centro de Saúde de Cantanhede vai entrar em obras

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 18-07-2025

A sessão pública de consignação da empreitada de reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede teve lugar na sexta-feira.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Orçada em 1,743 milhões de euros, a obra foi entregue à empresa Sunever – Engenharia, Lda. A sessão pública decorreu no local da empreitada, com a participação do Presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço; da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio; do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira; e de representantes da empresa adjudicatária.

PUBLICIDADE

Da responsabilidade da Divisão de Estudos e Projetos da Câmara Municipal de Cantanhede, o projeto de reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede não prevê alterações funcionais no interior do equipamento. Ainda assim, serão realizadas diversas beneficiações de reabilitação do edifício e intervenção nas fachadas exteriores.

A eficiência energética é, por outro lado, uma das maiores preocupações desta intervenção. Para o efeito, está prevista a instalação de um sistema solar fotovoltaico com produção de eletricidade para autoconsumo e a substituição de todas as luminárias por LED.

Já no parque de estacionamento, está prevista a instalação de carregadores elétricos. Está também contemplada a substituição do sistema AVAC, com a execução de novas instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado, dotando os espaços de conforto térmico e boa qualidade do ar interior, com níveis de eficiência energética elevados, cumprindo, assim, as disposições aplicáveis à natureza do uso.

Já no exterior do edifício, está prevista a requalificação da zona de estacionamento, com lugares para pessoas com mobilidade reduzida e motociclos. A intervenção inclui também a melhoria das zonas verdes existentes.

“Trata-se de uma intervenção estruturante na rede de cuidados de saúde do concelho”, referiu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, destacando a importância do investimento na “valorização das condições de atendimento e assistência dos serviços”. “Temos trabalhado com a ULS de Coimbra na implementação de soluções tendentes a melhorar o funcionamento dos serviços, nomeadamente nos cuidados de saúde primários”, complementou.

A autarca adiantou, a propósito, que “ao ter assumido a gestão operacional das unidades de saúde familiar, a câmara acionou de imediato um programa de requalificação dos edifícios que fazem parte da respetiva rede, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e a dignificação do acolhimento aos utentes”.

Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, destaca que “dar aos nossos utentes as melhores condições de atendimento é uma das nossas preocupações e isso passa também, necessariamente, pelas instalações e infraestruturas onde prestamos cuidados de saúde. É, por isso, com grande satisfação que vemos hoje, aqui, concretizada a consignação da empreitada de reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede, que permitirá beneficiar esta nossa unidade”.

“Esperamos que a obra decorra no tempo previsto e tão bem como desejamos, de forma a podermos rapidamente disponibilizar aos cidadãos, com a maior brevidade possível, um espaço com melhores condições de conforto, eficiência e acolhimento”, rematou o responsável.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE