Coimbra

“Tentei não chorar”: Auditório da CCDR Centro passa a chamar-se Manuel Porto

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 minutos atrás em 18-07-2025

O antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Manuel Porto, foi esta sexta-feira, 18 de julho, homenageado pela instituição que liderou em tempos cruciais da história democrática portuguesa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O auditório da CCDRC, em Coimbra, passa agora a ostentar o seu nome.

PUBLICIDADE

A cerimónia, marcada por momentos de grande emoção, contou com a presença de figuras de relevo da política nacional, como o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, autarcas atuais e antigos, bem como muitos colegas e colaboradores que acompanharam Manuel Porto ao longo de décadas. “Cheguei a comover-me, mas tentei não chorar. É um dia comovente para mim”, confessou.

Manuel Porto destacou o simbolismo da homenagem como um “reconhecimento de algo métrico” no trabalho que desenvolveu enquanto presidente da CCDRC. “Foi um tempo em que houve grandes evoluções no país”, afirmou.

Durante a cerimónia, a atual presidente da CCDRC, Isabel Damasceno referiu-se a Manuel Porto como “o pai da casa”, uma afirmação que o próprio acolheu com emoção e gratidão. “É verdade. Trabalhei aqui desde o tempo do antigo regime. Fui o primeiro presidente em democracia”, refere.

A atual presidente da CCDRC destacou a visão, o trabalho e a entrega do homenageado à causa pública: “Iniciou e estruturou esta instituição, projeto que teve uma abrangência temporal que ultrapassou a década de 80 do século XX e em termos geográficos ultrapassou a escala regional”.

Num tom familiar e enternecedor, Manuel Porto revelou ainda a presença de oito dos seus netos na cerimónia. Eram para ser nove, mas dois estão em Macau. “Vou de coração cheio. Ultra cheio”, disse, sorridente.

Entre os convidados mais marcantes, destacou-se o ex-vice-primeiro-ministro Fernando Nogueira, cuja deslocação desde 200 quilómetros de distância emocionou profundamente o homenageado: “É um gesto que comove qualquer pessoa. Diz muito.”

Durante a homenagem, foi recordado o percurso de Manuel Porto além da CCDR. Entre 1989 e 1999, foi deputado na Assembleia da República e, mais tarde, presidente da Assembleia Municipal de Coimbra. Académico de referência, é professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e um defensor dos valores europeus e do poder local.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE