Vamos

Orquestra Clássica do Centro comemora 15 anos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-11-2016

 A Orquestra Clásssica do Centro comemora em 2016 o seu 15º aniversário.

PUBLICIDADE

Esta associação tem como objetivo desde a primeira hora, desenvolver o gosto pela música que é naturalmente essencial para poder construir uma sociedade mais culta, esclarecida e exigente, uma sociedade mais bem preparada para enfrentar os desafios deste novo século.

E porque a Música é a grande embaixadora da fraternidade e da igualdade, a Orquestra Clássica do Centro tem tido a internacionalização como uma das suas prioridades de sempre. Esta traduz-se quer na escolha do seu reportório, quer nas atividades de cooperação que promove, para além das atividades artísticas entendidas como instrumentos de inclusão social e desenvolvimento das pessoas e dos povos.

PUBLICIDADE

Com Cabo Verde, um dos mais singulares países da CPLP, a OCC tem protagonizado uma verdadeira diplomacia cultural.

O seu mais recente trabalho discográfico resulta justamente da colaboração com o Ministério da Cultura de Cabo Verde.  “Viagens no imaginário da Morna” (Journeys through the imaginary world of Morna)-  é o título do CD inspirado em temas populares ou tradicionais como a morna ou o fado, aqui apresentados numa abordagem em termos do que se designa por música erudita pois, como diz Vieira Nery,  “não há culturas puras”.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed-9

O Café Concerto que realiza no dia 19 de novembro, pelas 18:00, no Auditório Municipal da Figueira da Foz, tem como objetivo promover este trabalho discográfico e abordar o tema da interculturalidade. 

“Com Cabo Verde temos construído pontes culturais que nos fazem, de facto, sentir que “mais é o que nos une do que aquilo que nos separa”, salienta Emília Martins, Directora da OCC.

O espectáculo terá convidados especiais, a projeção de um  documentário que versa justamente  sobre as digressões da OCC a Cabo Verde e naturalmente música, aqui interpretada por um grupo de Câmara da OCC e da soprano Carla Bernardino

Serão apresentadas obras pertencentes ao espólio universal de música clássica, incluindo naturalmente obras de Vasco Martins transcritas para quarteto de cordas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE