Primeira Página

Festa e tradição atraem visitantes ao coração de Penacova

António Alves | 9 horas atrás em 18-07-2025

As Festas do Município começaram quinta-feira, 17 de julho, com um espetáculo de Cuca Roseta e elementos das três bandas filarmónicas do concelho.

O recinto está instalado no centro histórico da vila e acolhe 16 tasquinhas em representação de coletividades das oito freguesias do concelho, bem como duas dezenas de espaços para os artesãos, na grande maioria de Penacova, poderem mostrar os seus trabalhos.

Isto, para além de dois palcos – um junto aos Paços do Município (avenida 5 de outubro) e o segundo na subida (rua de São João).

PUBLICIDADE

O presidente da câmara, Álvaro Coimbra, referiu que a ideia inicial foi dinamizar o centro histórico da vila. “Em anos anteriores, a opção foi outra. Foi fazer as festas um bocadinho fora do Centro Histórico. Mas eu acho que, apesar de alguma exiguidade do espaço, é possível, como está demonstrado, ter uma zona de tasquinhas, ter um palco 2, ter um palco principal e ter uma zona de expositor de artesanato”, disse ao NDC o autarca.

Carregue nas imagens e veja momentos da inauguração das Festas de Penacova

Apesar de considerar que esta é a dimensão ideal para a realização das festas principais da sede de concelho, Álvaro Coimbra reconhece que as obras em curso no Pavilhão Desportivo poderão ser essenciais para uma futura mostra empresarial de Penacova.

“Acho que as pessoas gostaram bastante da vinda das festas aqui para o Centro Histórico de PenaCova. Tem um enquadramento arquitetónico único, no meio destes edifícios, a maior parte deles muito bem conservados, e está aqui no coração da vila, portanto, acho que é o cenário ideal”, disse.

Veja o Direto NDC com Álvaro Coimbra

Na sexta-feira, o cartaz musical do palco principal aponta para a presença de Nininho Vaz Maia. Para sábado, 19 de julho, a escolha recaiu em Insert Coin e Meninos da Vadiagem e termina no domingo, 20 de julho, com o artista da casa, Ruizinho de Penacova.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE