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Critical Software desenvolve tecnologia pioneira para a ferrovia portuguesa em parceria com a Hitachi Rail

A Critical Software apresentou hoje uma solução ETCS + STM pioneira em Portugal, concebida para modernizar a ferrovia nacional e assegurar a conformidade com os padrões europeus, representando um passo decisivo na transição o sistema ETCS (European Train Control System).
Desenvolvida ao longo dos últimos três anos, em parceria com a Hitachi Rail GTS Portugal, esta tecnologia permite a interoperabilidade entre os sistemas de sinalização em utilização no país, reforçando a segurança, eficiência e compatibilidade transfronteiriça da rede ferroviária.
Atualmente, Portugal utiliza sistema CONVEL (Controlo Automático de Velocidade), específico do país. A nova solução STM externa, apresentada pela Critical Software e desenvolvida especificamente para o contexto nacional, permitirá uma migração gradual para o sistema ETCS, garantindo uma transição eficiente e contribuindo para a modernização da ferrovia portuguesa. Compatível com diferentes soluções ETCS, esta tecnologia reforça a competitividade do setor e facilita o acesso de novos operadores e fornecedores a um segmento estratégico da economia nacional.
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“A Critical Software está comprometida com o futuro da ferrovia nacional através do desenvolvimento de uma solução inovadora que melhora a segurança da operação, longevidade do material circulante e competitividade do sector, mitigando barreiras técnicas para a ligação com resto da Europa. Trata-se de um passo essencial para a interoperabilidade ferroviária no país, garantindo uma transição eficiente e segura para o sistema europeu ETCS, em que o nosso parceiro Hitachi está também empenhado.”, afirma Miguel Cardoso, Business Development Director na Critical Software.
“Pioneira na introdução do sistema ETCS em Portugal e consciente da relevância da interoperabilidade ferroviária a nível nacional, a Hitachi Rail GTS Portugal foi um parceiro tecnológico activo da Critical Software, no desenvolvimento do módulo STM e na sua integração na solução ETCS. Com esta realização foi dado mais um passo significativo na evolução e maturidade da rede ferroviária nacional, na sua interoperabilidade tanto interna como com o exterior e no reforço das competências ferroviárias nacionais.”, afirma João Araújo, CEO da Hitachi Rail GTS Portugal.
A solução conta já com uma primeira encomenda de cerca de 100 unidades, incluindo os 22 novos comboios que a fabricante suíça Stadler irá fornecer à CP, bem como locomotivas das empresas de mercadorias Medway e Alpha Trains. O sistema desenvolvido apresenta o nível mais elevado de segurança ferroviária SIL 4 (Safety Integrity Level 4) e encontra-se atualmente em fase de ensaios de laboratório e em veículo, com certificação prevista para 2026.
O evento de apresentação decorreu hoje no Poceirão, local onde já estão em curso os primeiros ensaios da nova solução e onde o primeiro veículo equipado com o sistema ETCS + STM foi demonstrado em funcionamento. A sessão contou com apresentações da Critical Software e da Hitachi Rail, bem como da Medway, Stadler e Alpha Trains, que, além de serem os primeiros clientes da solução, são também parceiros tecnológicos neste projecto, contribuindo ativamente para o seu desenvolvimento e integração.
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