Na celebração da edição do 13.º álbum da coleção Mais 5 de José Afonso, a editora anuncia o Ciclo José Afonso – Utopia, que se realizará no espaço atmosfera em Lisboa, este Verão, ponto de encontro para usufruto de uma vasta programação cultural.
Da música ao cinema, da poesia à literatura, da pintura à fotografia, da escultura ao teatro, e muito mais, as iniciativas que aqui se realizam promovem a partilha de ideias, criações artísticas, entre outras componentes fundamentais para uma maior qualidade de vida, onde inclusão e novas formas de cidadania abraçam a Cultura.
O ciclo inicia-se a 30 de julho, às 18:30, com uma Tertúlia de apresentação da reedição do álbum “Como Se Fora Seu Filho”, de José Afonso, para a qual a editora Mais 5 convida a uma conversa centrada na intemporalidade da música, na utopia do pensamento humanista e na necessidade do diálogo no momento sobre o papel da música na sociedade. O editor Nuno Saraiva conduzirá a conversa centrada nas temáticas do álbum, mas também no papel que os artistas podem assumir, ou não, na sociedade à sua volta. Esta será também uma oportunidade de ouvir a nova edição de “Como Se Fora Seu Filho”, em vinil / LP, a partir do gira-discos da Mais 5, com nova masterização de Florian Siller.
PUBLICIDADE
O ciclo tem o seu segundo momento a 20 de agosto, às 18:30, com a apresentação do documentário “Andarillhar”, de Abel Rosa, filmado em residência artística no Faial, em Abril de 2024, marcando os 50 anos do 25 de Abril através de uma residência artística. Reinterpretando e reinventando José Afonso, este filme documenta o processo de (re-)descoberta da obra musical e socio-política de José Afonso, com o Diretor-Musical Tiago Correia-Paulo, PS Lucas, Lavoisier, Nástio Mosquito, Selma Uamusse, Nacho Vegas e outros artistas e técnicos.
Por último, sobretudo para quem não teve oportunidade de assistir ao grande concerto do colectivo Wanderer Songs, no Tivoli, em janeiro de 2025, o ciclo termina a 27 de agosto, também às 18:30, com a passagem do Filme Concerto “Wanderer Songs“, ao vivo, no Teatro Faialense, resultado da residência artística documentada no filme “Andarilhar”.
Tanto a reedição de “Como se Fora Seu Filho”, como esta invocação de José Afonso no século XXI – que é o projecto Wanderer Songs –, demonstram a vitalidade e importância das canções de José Afonso, bem como a grande importância dos autores, compositores e artistas como porta-vozes do humanismo na nossa sociedade.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE