Saúde

Cerejas podem ser a chave para uma boa noite de sono

Notícias de Coimbra | 15 horas atrás em 15-07-2025

Fruta rica em melatonina natural e antioxidantes ajuda a adormecer mais rápido e a melhorar a qualidade do sono, afirma a dietista Bárbara Munar.

A banana tem sido tradicionalmente associada à promoção do sono, mas uma nova protagonista começa a ganhar destaque entre os alimentos que ajudam a dormir melhor: a cereja. Esta fruta contém melatonina natural e outros compostos que favorecem o descanso noturno.

“As cerejas são uma fruta muito interessante para consumir à noite, pois possuem melatonina de forma natural, além de triptofano, um aminoácido fundamental na produção de serotonina e melatonina, essenciais para o descanso de qualidade”, explica a dietista Bárbara Munar.

PUBLICIDADE

Além disso, o seu perfil antioxidante e anti-inflamatório contribui para a preparação do organismo para o sono, ajudando a reduzir despertares noturnos e promovendo um sono mais profundo e reparador.

As cerejas não estão sozinhas nesta missão. Frutas como o kiwi, os citrinos, a papaia e os morangos também oferecem benefícios importantes, principalmente por serem ricas em vitamina C. Segundo a especialista, este nutriente ajuda a controlar os níveis de cortisol, a hormona do stress, e melhora a absorção do triptofano, escreve a Men’s Health.

Para quem quer garantir uma boa noite de descanso, a alimentação noturna pode fazer toda a diferença. Munar sugere um jantar leve mas completo, com proteínas de qualidade, gorduras saudáveis e vegetais que favoreçam a saúde intestinal.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE