A nadadora Matilde Gaspar acaba de ser convocada para representar Portugal no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down, que vai ter lugar em Albufeira, nos próximos meses de outubro e novembro.
A atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) terá, desta forma, a sua segunda experiência nesta competição, na qual conquistou quatro medalhas (três de prata e uma de bronze) em 2023.
Esta será a terceira vez que a jovem nadadora participará numa grande prova de topo, tendo já competido também no Campeonato do Mundo de 2024, em que alcançou uma medalha. É este rico palmarés internacional – em que cabem ainda dois recordes seniores e dois recordes juniores europeus – que irá defender no Algarve, onde nadará os 800 e 1500 metros livres, 50, 100 e 200 bruços e 400 estilos. Terá ao seu lado nove outros nadadores portugueses, a quem se juntará para um estágio de preparação no início de outubro.
PUBLICIDADE
Matilde Gaspar é treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, e desde 2016 que participa em provas em representação da Associação. A nível nacional, é a atual campeã de inverno e de verão em quatro provas e detentora de 12 recordes de Portugal.
A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis, tirando partido da liberdade de movimentos proporcionada pelo meio aquático, sempre num contexto de equidade e segurança. Os interessados em praticar esta ou outras modalidades (como o boccia ou a tricicleta) podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC através do telefone +351 239 792 120 ou do e-mail desporto@apc-coimbra.pt, para obter mais informação sobre as possibilidades de o fazer na instituição.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE