Três crianças com idades entre os 9 e os 10 anos foram hospitalizadas este domingo, 13 de julho, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, depois de terem ingerido acidentalmente gomas com haxixe, que se encontravam guardadas no frigorífico da casa da avó, em Paços de Ferreira.
Segundo o Jornal de Notícias, as crianças, um menino de 9 anos e duas meninas de 10, terão confundido as gomas com doces comuns e, com a autorização da avó, consumiram-nas sem saber que continham substâncias psicoativas. Uma quarta criança também as ingeriu, mas não necessitou de assistência hospitalar.
Já em casa, as crianças começaram a apresentar sintomas preocupantes, como sonolência intensa e indisposição. Os pais contactaram os meios de socorro, que encaminharam as três vítimas para o hospital. As duas meninas tiveram alta ainda no domingo, enquanto o menino permaneceu internado até segunda-feira.
PUBLICIDADE
As gomas, de uso medicinal e legal em certos contextos, teriam um teor de THC acima dos limites permitidos, o que configura ilegalidade. De acordo com o JN, os estupefacientes pertenciam aos pais de uma das crianças.
O caso foi já comunicado ao Tribunal e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), estando agora sob investigação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE