O Município de Seia promove, no próximo dia 2 de agosto, mais uma edição do Passeio Expedicionário à Serra da Estrela, com o mote “Vamos aos Cântaros”.
A iniciativa convida os participantes a percorrer alguns dos locais emblemáticos cartografados na histórica Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881, organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa.
Com início na Torre, o percurso pedonal desenvolve-se ao longo de 8 quilómetros no planalto superior da Serra da Estrela, numa caminhada interpretada que conta com o acompanhamento da historiadora Helena Gonçalves Pinto, autora da obra “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, publicada em 2022 pela autarquia senense.
PUBLICIDADE
A atividade é organizada pelo Município de Seia e interpretada pelos técnicos do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e pela referida investigadora. O percurso inclui a passagem por diversos pontos de elevado valor natural e histórico, como o Covão das Quelhas, Covão de Alva, Covão da Estrela, Covão da Azenha, Covão do Boi e os imponentes Cântaros.
Durante o passeio, serão evidenciados episódios, curiosidades e pormenores sobre a expedição pioneira realizada há 143 anos, a qual permitiu revelar e documentar, de forma inédita, as múltiplas dimensões da Serra da Estrela — geográfica, climática, orográfica, antropológica, etnográfica, arqueológica e médica.
Resultado de um esforço coletivo de reputados investigadores e académicos, a expedição de 1881 representou um marco na história da ciência em Portugal, produzindo um legado notável de conhecimento sobre a Serra da Estrela, que ainda hoje continua a inspirar novas gerações de estudiosos e apaixonados por este território único.
A participação carece de inscrição prévia através da plataforma www.visitseia.pt.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE