Vamos
Quer conhecer os projetos a concurso ao Prémio Diogo de Castilho? Estão em exposição nos Paços do Concelho

Os projetos finalistas da mais recente edição do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho estão em exposição no átrio dos Paços do Concelho, a partir desta sexta-feira, 11 de julho. A mostra reúne sete propostas, apresentadas em quatro painéis cada, num total de 28 peças.
O grande vencedor foi o projeto ‘ERPI Coimbra’, uma reabilitação da antiga fábrica A Ideal, convertida numa estrutura residencial para pessoas idosas. Da autoria do gabinete Nuno Valentim, Arquitectura, Lda, o projeto recebeu o prémio no valor de 10 mil euros, entregue durante as comemorações do Dia da Cidade, 4 de julho.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas: à “Gelataria Doppo”, intervenção de requalificação na Praça do Comércio, assinada pelo arquiteto João Mendes Ribeiro; e ao projeto “Conjunto Judiaria Velha”, obra de reabilitação na Rua Corpo de Deus, da autoria do arquiteto Hugo Miguel Resende Tocha de Carvalho.
PUBLICIDADE
Além dos trabalhos premiados, estiveram a concurso o “Quiosque de Turismo da Universidade de Coimbra”, localizado na Rua Larga (sob o pórtico que une os Departamentos de Física e Química), sendo a entidade promotora a Universidade de Coimbra e o projeto de João Mendes Ribeiro; e a “Habitação Coletiva das Figueirinhas”, reabilitação de imóvel localizado na Rua Martins de Carvalho (18 e 20), promovida pela sociedade BRGE, Lda, e com projeto de Hugo Miguel Resende Tocha de Carvalho.
De referir, ainda, a participação no concurso da obra “Casa em Eiras”, edifício de habitação unifamiliar, localizado na Rua Alfredo de Freitas, promovido por Dora Filipa Cunha Fachada, com projeto da arquitetura de Luísa de Andrade Campos Bebiano Correia Mendes Ribeiro; e o projeto “Colégio de Jesus”, projeto geral para a criação de acessibilidades no Colégio de Jesus da Universidade de Coimbra, localizado na Rua Inácio Duarte, da coautoria de Alexandre Barreto Saraiva Dias e Pedro Jorge Brígida Pires.
A exposição é de entrada livre e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Câmara Municipal de Coimbra.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE